quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Como ligar um MP3 na tomada com um carregador de celular


Há duas semanas eu resolvi ouvir música com meu MP3 player antes de dormir. Então, me veio o problema das pilhas que gastavam muito rápido.
Como tenho vários carregadores de celular sem uso, pensei em utilizar um deles.
Porém, estes recarregadores fornecem tensões acima de 4 volts e o MP3 funciona com 1,5 volt (1 pilha)
Pesquisei na internet para saber se alguém já tinha um esquema pronto mas não achei nada que me agradasse.
Resolvi então botar a mão na massa e bolar eu mesmo o esquema.
Não sou muito entendido em eletrônica, mas tenho boa noção. Então não foi tão difícil encontrar a solução.

Vamos ao tutorial para quem deseja fazer o mesmo que eu e usar seu aparelhinho mp3 ligado diretamente na tomada.
Algo interessante que fiz, e vocês vão aprender no final, foi a "pilha" cabeada. Uma imitação de pilha de encaixe e desencaixe rápidos que proporciona a conveniência de ligar e desligar o MP3 na tomada de maneira prática e sem inutilizá-lo para o uso com plilha, quando necessário.
Acompanhe o passo-a-passo:

Para quem não tem noções de eletrônica, devemos considerar três fatores principais em qualquer circuito
- Tensão (E) - Diferença de potencial medida em Volts (V)
- Corrente (i) - Corrente elétrica medida em Amperes (A)
- Resistência (R) - Resistência à corrente elétrica, medida em Ohms (Ω)
A fórmula básica é: i=E/R (Daí derivam as outras duas: R=E/i  e   E=Rxi)
Esquema para decorar o REI do circuito

Você vai precisar de algumas ferramentas e materiais de fácil aquisição:

Recarregador de celular (ou outra fonte) que tenha capacidade de fornecer correntes iguais ou maiores que 200 mAh (0,200 Amperes)
Cheque esta informação lendo a etiqueta do aparelho.

Exemplo de carregador de celular que pode oferecer até 0,8A

Resistor(es) - A resistência total dependerá das contas que fizermos mais a frente
Fita isolante (ou solda e plaquinha de circuito para fazer mais caprichado)
Multímetro
Alicate, estilete, faca ou descascador de fios
Pilha (não importa o tamanho, ela servirá apenas para o teste de corrente)
Pedaços de fio fino

Precisamos saber alguns dados para saber qual resistor usar.
Esta adaptação é bem básica e o que temos é um resistor ligado em série com o  MP3 através do fio positivo do carregador de celular.
Esquema simplificado do projeto
Neste caso, teremos a tensão fornecida pelo carregador (eu usei um Motorola de 6,25 volts), a corrente drenada pelo circuito (cheguei a 0,250 A) e a Resistência total do circuito (Resistência interna oferecida pelo MP3 player somada à resistência do resistor que iremos utilizar)
Mas como chegar a estes dados:
Para fazer os cálculos, o maior problema que eu encontrei foi mediar a resistência interna do aparelho de MP3 Player.
A resistência medida com o aparelho desligado e sem pilhas, com os conectores do multímetro ligados aos conectores positivo e negativo é muito alta, pois o circuito interno está desligado.
A solução que encontrei foi simples:
- Pegue uma pilha com carga completa
- Com a fita isolante, prenda a ponta descascada do fio ao polo negativo
- Prenda a outra ponta descascada ao terminal negativo do MP3
- Prepare o multímetro para medir corrente elétrica e, com a fita isolante prenda uma das pontas de prova no terminal positivo da pilha. 
- Coloque a outra ponta de prova do multímetro em contato com o terminal positivo do MP3 e ligue o mesmo.
- Espere estabilizar e anote a medida de corrente que apareceu no multímetro (No meu caso foi 0,250 Amperes)

Esquema para medição da corrente drenada pelo MP3
Agora sabemos a corrente elétrica que passa pelo MP3 Player quando este está ligado a uma pilha de 1,5 volts, que é a tensão normal para seu funcionamento.
Com a fórmula básica dos circuitos, encontraremos o valor da resistência internada do aparelho
R=E/i Então R=1,5/0,250 Então R=6 Ohms
Não é aconselhável deixar de fazer este teste, pois um aparelho pode apresentar valores diferentes de outros, o que poderia comprometer a eficácia do projeto e fazer com que o mesmo não funcionasse ou até danificasse o MP3 player.

Já temos dados importantíssimos:
Nosso aparelho drena 0,250 A de uma fonte de energia com tensão de 1,5 volts
Precisamos trabalhar dentro deste valor para evitar problemas.
Se oferecermos uma corrente maior que 0,250 A, podemos queimar o aparelho (não sabemos o máximo que ele suporta)
Se oferecermos menos de 0,250 A, ele pode não funcionar.

Agora precisamos testar o nosso carregador de celular, que será nossa fonte de energia para substituição da pilha.
Na etiqueta dele vem escrito algo como: "Output DC 4,5 v"
Porém, sugiro que ligue o carregador na tomada e utilize o multímetro para saber quantos volts ele está oferecendo realmente.
Alguns podem estar dando mais e outros menos voltagem.
Anote o resultado.
Usarei as medidas que eu encontrei para fazer a minha adaptação
Portanto, o leitor que resolver fazer o mesmo, deverá substituir as medidas pelas que encontrou. Qualquer dúvida, use os comentários do post para pedir ajuda. Responderei com todo o prazer.

Vamos ver o que eu tenho

Um MP3 que drena 0,250 Amperes de corrente e que tem uma resistência interna de 6Ω 
Uma fonte de energia que fornece 6,25 volts

O que eu preciso?
Preciso reduzir estes 6,25 para 1,5, ou seja, preciso de um resistor que promova uma queda de 4,75 volts

Como vai funcionar o circuito?
	 
A resistência total do meu circuito será dada por Resistor + 6 (6 ohms é a resistência interna total do MP3 ligado)
Se R=E/i e R(total)=R1+6, então R1+6=6,25/0,250 -> R1+6=25 -> R1=19

Legal, precisarei de um resistor de 19 ohms ou mais de um que somem 19 ohms
Os resistores são vendidos com uma medida de resistência, mas estas variam um pouco. Eu medi o meu com o multímetro e resolvi utilizá-lo sozinho, mesmo o meu sendo de 18 ohms
Mas eu poderia ter ligado as pernas do resistor de 18 ohms com um de 1 Ohms
Na hora de comprar o resistor, tem-se que levar em conta a dissipação de calor, dada em Watts

Veja como ficou o esquema do circuito:


                    1,2W
                  0,260A
                   4,68v
    +6,25v-->        |       +1,57v-->
(+)----------------[18]-----------------[mp3]-----------(-)
     0,260A---------------------------->    
                     
Veja que meu resistor de 18 ohms irá dissipar 1,2W em forma de calor.
Por isso eu comprei um com capacidade de dissipação de 3W (vendido como 18R 3W)
Com a capacidade de dissipar o dobro do que realmente irá ser dissipado, tenho a segurança de que meu resistor não torrará.

O esquema está pronto, agora é só montar e ligar.
No meu projeto, eu utilizei uma mini placa de circuito impresso para soldar o resistor e as pontas do fio positivo do carregador
Depois, preguei a plaquinha em cima do próprio carregador e ainda coloquei uma chavinha liga desliga.
Mas você pode simplesmente prender o resistor ao fio e isolar com fita.
Eliminador de pilhas MP3 Player

Ligando a ponta do carregador ao MP3

Há várias maneiras:
Se você não quiser cortar o plug do carregador, apenas descubra de onde vem o terra (-) e o positivo (+).
Uma tensão vem do revestimento interno do plug e a outra do interno. 
Com dois pedaços de fio e fita isolante você poderá levar a energia aos terminais do MP3
Você também poderá cortar o pluq e separar as pontas do fio

Somente para testar, prenda as pontas dos fios + e - ao mp3 e ligue o aparelho.

Agora que o aparelho funcionou, prenda os fios da maneira que achar mais conveniente

Eu bolei um esqueminha maneiro que usa tubo de caneta, carcaça de fusível e um parafuso.

Veja meu esquema de ligação do carregador de celular ao MP3 player

Pegue o tubo de uma caneta bic
Retire a ponta e o tubinho de tinta
Corte no tanho de uma pilha pequena (um ou dois milímetros menor), medindo a partir da parte afinada da caneta
Com um material pontiagudo quente, faça dois furos na lateral do tubo da caneta (eu usei meu ferro de solda)
Desencape cerca de 2 centímetros do fio negativo (terra) e meio centímetro (ou menos) do positivo.
Separe bem as pontas
Passe o fio positivo por um dos buracos que você fez e o faça sair pela extremidade mais grossa da caneta (onde você cortou)
Puxe bem para fora
Quebre o vidro do fusível e solde a ponta do fio positivo dentro da pontinha de metal
Volte o fio aos poucos até encaixar a pontinha metálica na ponta da caneta
Utilize super bonder ou calor para fixá-la ao plástico da caneta
Seu polo positivo da pilha cabeada está pronto
Agora faça o fio negativo entrar pelo outro buraco lateral e sair pela extremidade onde era a ponta da caneta.
Puxe bem para fora e enrole a parte desencapada em um parafuso curso que entre justo no buraco
Aperte o parafuso até que ele entre todo.

Pronto
Agora você tem uma pilha cabeada
A pontinha feita com capsula de fusível é seu polo positivo e a cabeça do parafuso o seu polo negativo.


Lembrem-se
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, utilizem a os comentários do blog para que eu responda

Inscreva-se no feed do blog
Se você tem uma conta google, clique no botão +1

Vou preparar um vídeo mostrando o projeto do início ao fim e postarei aqui.
Aguardem

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara! Passei dois dias procurando EXATAMENTE isso! Entrei em mil sites e fóruns pesquisando por reduzir/converter/transformar 5v em 1,5v e não achei nada tão detalhado e explicado quanto o seu procedimento! Parabéns! Muito obrigado! Vou tentar fazer e relatar os resultados!

    ResponderExcluir
  4. Estou com um problema: vou usar o meu MP3 basicamente para escutar rádio ligado a uma caixinha amplificada, porém, eventualmente, posso usar com MP3. O problema é que eu achei diferentes correntes, dependendo da função do MP3 e até quando ele está com a luz de fundo acesa ou apagada! Conforme os números a seguir (obs, oscilando bastante): FM 0,82 a 0,90. Com a luz de fundo acesa: 0,147 a 0,195. Função MP3: no play: 0,39 a 0,45. Com a luz de fundo acesa: 0,85 a 0,92. Na pausa: 0,34 a 0,35,6. Com a luz de fundo acesa: 0,77 a 0,79. No stop (somente ligado): 0,175 a 0,19. Com a luz de fundo acesa: 0,53 a 0,63. Então, qual desses valores vou considerar? Sabendo que vou usar mais com FM, mas o simples fato de se pressionar um botão qualquer já acende a luz de fundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, neste esquema temos que arriscar um pouco. Como não tenho um conhecimento avançado em eletrônica e paciência muito curta, apenas medi a resistência com ele tocando uma música que estava na memória e procurei medir a média da oscilação. Então, sem me preocupar com outras correntes em seus diversos estágios, me embasei apenas nesta medida. Apenas não cheguei a usar rádio, mas o bichinho ainda hoje funciona na alta (não queimou). Se quiser me passar seu face ou e-mail, faço um vídeo atualizado do mesmo e lhe mando. Desculpe se não tenho condições de lhe passar informações mais técnicas e exatas.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós e para os outros leitores.