sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como navegar na internet pelo celular pagando bem pouco

Estamos cada vez mais conectados em nosso dia-a-dia.
Ficar sem internet causa sensações estranhas, dignas de uma verdadeira abstinência.
Sorte que temos uma grande popularização de netbooks e smartphones com WI-FI . Assim, basta que haja um pontinho de sinal wireless com conexão liberada para que possamos logo dar uma checada na caixa postal, no Facebook, Twitter, Google+, etc.
Mas isso nem sempre é possível e nem todos temos celulares dotados de WI-FI. Por isso, este post é para quem precisa acessar a internet no celular pelo método convencional, seja por não ter wi-fi ou seja por estar fora do alcance do sinal.

Na internet tem muito tutorial ensinando a acessar de graça.
Eu mesmo já tentei alguns destes métodos mas nunca consegui um que realmente funciona-se.
Ainda há o risco de você pensar que tudo deu certo e, quando assustar, sua conexão estava sendo cobrada e você perdeu créditos ou recebeu aquela fatura gorda no fim do mês.

De qualquer forma, o método simples que irei ensinar agora, pode ser utilizado em conjunto com alguma técnica que você venha a conhecer para navegar "de graça". Assim, caso falhe, pelo menos você pagará bem menos por sua conexão de dados.

Vamos às dicas:

As operadoras costumam cobrar a conexão por Mega Byte transferido (1 MB chega a custar por volta de R$ 5,00). Então, o que temos que fazer é, basicamente, navegar com um racionamento de carga. Mas engana-se quem acha que fazer download de um arquivo na internet é sempre algo voluntário. Se você encontra um arquivo e clica para baixá-lo, está fazendo um down voluntário, mas os itens gráficos que compõem uma página da web também são "baixados" automaticamente quando você a visita. Para confirmar isto, basta que você encontre, em sem PC, notebook ou celular, a pasta de arquivos temporários da web. Lá estarão várias imagens e até vídeos.

Baseado no que foi dito acima, nossa primeira dica para economizar nas conexões via celular é desativar a exibição de imagens no navegador.

Se houver esta opção no seu navegador, desative o suporte a Java e Flash

Muitas páginas da web têm formatação especial para telefones, o que é uma boa dica. Por exemplo, o gmail tem o http://m.gmail.com

A última dica é navegar através de um proxy que simplifique a exibição das páginas para exibi-las no seu aparelho. O melhor exemplo que conheço e já utilizei quando precisava é o http://www.google.com/gwt/n
Conectando com o uso deste endereço de proxy, as páginas lhe são entregues em pedaços de até 12 KB. Só para se ter uma ideia, para chegar a 1 MB, são necessárias 83 partes destas.

Outras alternativas são:
Usar um plano como o TIM Infinity web - R$ 0,50 por dia
Contratar um bom pacote de dados junto à operadora - de preferência um ilimitado.


Espero ter contribuído de alguma forma com o amigo leitor.


Comentários e críticas são bem vindos.

Visite nossos Blogs

Seja nosso seguidor. Encontre o botão seguir na barra lateral direita do blog e clique nele.


Siga-nos no twitter e saiba em primeira mão das novas postagens dos blogs:
Estamos também no Google+


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós e para os outros leitores.